Elementos de Movimento e Conectividade

Área restrita

Acesse sua conta através do formulário abaixo

Esqueci minha senha

Ainda não possui cadastro em nosso site?

Cadastre-se aqui

Esqueci minha senha

Digite seu E-mail para receber uma nova senha.

 

« Voltar

Notícias | 14/03/2016

Mapeamento do genoma humano para uma medicina personalizada

mapeamento-de-genoma-humano

 

Cada um de nós é único, com um organismo e uma carga genética totalmente diferente dos demais. Isto impacta na probabilidade de desenvolver determinadas doenças ou nas respostas terapêuticas a medicamentos. Buscando trazer inovação tecnológica a médicos e pacientes, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, de São Paulo (SP), firmou parceria com a Coimbra Genomics, empresa de Medicina Personalizada de origem portuguesa, proprietária da plataforma de software ELSIE®.

A plataforma ELSIE® é a primeira do gênero e permite que médicos consultem o genoma dos seus doentes através de ‘perguntas genômicas’ padronizadas, no contexto de consultas médicas normais. O sistema, armazenado na nuvem, fornece ao médico relatórios fáceis de ler e interpretar, contendo informação validada, relevante para decisões clínicas precisas e individualizadas sobre prescrição de terapias, diagnóstico e prognóstico. Trata-se da primeira solução simples, altamente escalável e completamente segura para fazer medicina personalizada.

O processo envolve a análise do sequenciamento genômico (mapeamento completo do genoma) a partir de uma amostra de sangue. Após o cadastramento no ELSIE®, o paciente e seu médico poderão acessá-lo para obter a informação solicitada. O sistema é desenvolvido para manter total sigilo das informações, pois existem duas chaves físicas, uma para o paciente e outra para o médico, evitando assim que sua carga genética seja analisada sem autorização prévia, uma vez que o sistema só funciona com ambas as chaves inseridas simultaneamente. O próximo passo é a análise médica do que se almeja saber: Propensão a câncer de mama? Risco de Alzheimer? Qual o probabilidade de resposta a determinado medicamento? Assim, o médico faz a pergunta para o ELSIE® e este retorna com respostas precisas para aquele indivíduo.

“A parceria entre a Coimbra Genomics e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz nos coloca na vanguarda da implementação da medicina personalizada, trazendo maior previsibilidade e precisão na assistência aos nossos pacientes, através do uso e disseminação do sequenciamento genômico” avalia o Prof. Dr. Jefferson Gomes Fernandes, Superintendente de Educação e Ciências do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Um conjunto global de alianças que envolve instituições como o Preventicum Institute for Individualized Medicine (Essen, Alemanha), o Rambam Medical Center (Haifa, Israel), o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra – CHUC (Portugal), a Ruppiner Kliniken (Região Berlim-Brandenburgo, Alemanha) e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (São Paulo, Brasil) participarão de um estudo piloto para os testes finais antes do lançamento comercial desta plataforma.

Fonte: Hospital Oswaldo Cruz

 


Acompanhe a Metahospitalar nas Redes Sociais
Metahospitalar Móveis Hospitalares
Av. Elmar Arantes Cabral | Qd.07 | Lts. 34/36
Parque Industrial Vice-Presidente José de Alencar
Aparecida de Goiânia
CEP: 74993-535 - Goiás - Brasil
TELEFAX: +55 62 3282-9920
sac@metahospitalar.com.br